esse vai.png

Sobre nós

  A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe, FCDL, foi criada em 30 de novembro de 1972, pelo então comerciante Fernando Xavier de Oliveira, hoje, em 2020, completando 48 anos de existência. Sua criação se ergue a partir do crescimento das várias CDLS no país e em Sergipe não foi diferente. Ela surgiu para ser o elo de ligação entre as várias CDLs sergipanas e a CNDL, que igualmente se protagonizava no cenário nacional do varejo brasileiro.

  Atualmente está contando com 17 CDLs nos municípios de Aracaju, Aquidabã, Boquim, Carira, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Neópolis, N.Sra. das Dores, N.Sra. da Glória, N.Sra. do Socorro, Poço Verde, Propriá, Ribeirópolis, Simão Dias e Tobias Barreto. Em número de associados em Sergipe, a FCDL estima ter entre 2,8 a 3 mil associados. Uma das grandes curiosidades da criação e história da FCDL em Sergipe se dá justamente pela força, incentivo, capacidade de reunir lojistas por parte do sr. Oviêdo Teixeira, um comerciante visionário, fundador e primeiro presidente da CDL de Aracaju, que após passar dessa fase, ainda reuniu forças para, apesar de possuir idade de 80 anos, incentivar a organização lojista.

  Depois, na década de 70/80, o grupo se fortaleceu com Manoel Caetano, Max Andrade, Gilson Figueiredo, Esdras Carvalho, Everaldo Torres, Edivaldo Cunha e outros abnegados do movimento lojista, em nome da FCDL/Sergipe, criando várias CDLs no interior, chegando a número de 18 entidades, dando ênfase ao crescimento do varejo brasileiro, sob o comando da CNDL.

  Atualmente, a FCDL Sergipe é presidida pelo comerciante da cidade de Itabaiana, ex-presidente da CDL daquele município, Edivaldo Francisco da Cunha, que assumiu o comando desde, 2015, cujo mandato se expira em 2022. Seu endereço está localizado na rua Santa Luzia, 570, bairro São José, em Aracaju, contando com ampla sala de reunião, instalações administrativas e Secretaria Executiva, além de Assessoria de Imprensa.

Objetivos da FCDL/Sergipe

A Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL) é uma entidade geral representativa das CDLs sergipanas, de interação às autoridades governamentais e ou não-governamentais, buscando a obtenção de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa, diminuição da burocracia, a redução da carga tributária, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado.

Missão

Aprimorar, fortalecer, coadunar interesses comuns da FCDL junto ao sistema CNDL, agir em defesa do varejo sergipano de forma unificada e unilateral, bem como agregar as pretensões das CDLs sergipanas e seus associados, com o objetivo de fortalecer a ação coletiva das entidades do comércio e sua representação constituída.

Visão

Representar e fortalecer o sistema da CDLs e seus associados em Sergipe, representá-los junto à CNDL e ao sistema por ela constituída, criar caminhos para a defesa do varejo sergipano e seus interesses, com base no fortalecimento da atividade comercial e, por conseguinte, do conjunto de ações coletivas da FCDL e suas CDLs em todo território sergipano.

Valor

INTEGRAÇÃO     TRANSPARÊNCIA     PRODUTIVIDADE     DESENVOLVIMENTO